Fimose

O que é fimose, O que a fimose pode causar, Qual é a relação da fimose com o Câncer do pênis, Como é feito o tratamento, Quando é necessário a cirurgia, Qual a melhor idade de realizar a cirurgia em crianças?


O que é fimose?



Fimose é a incapacidade de expor a glande ( parte final do pênis ), devido a pesença de uma pele (prepúcio) que a recobre. Podendo ser uma condição congênita ( que ocorre ao nascimento ) ou adquirida ( que ocorre após infecções do pênis ).



O que a fimose pode causar ?



Ela pode causar : a) dificuldade para a micção, levando à infecções de urina; b) dor durante a relação sexual; c) dificuldade para a limpeza completa do pênis, ocorrendo o acúmulo de secreções (esmegma); d) parafimose ( condição na qual o prepúcio, uma vez retraído sobre a glande, não pode ser recolocado na sua posição normal, levando ao inchaço e dor ).



Qual é a relação da fimose com o Câncer do pênis ?



Pessoas que apresentam fimose desde o nascimento, têm um risco maior de terem Câncer do pênis, devido à má higiene local e a presença de infecções.



Como é feito o tratamento ?



É através de uma cirurgia ( postectomia ), na qual é retirado o excessso de pele do pênis e feito uma plástica. Esta cirurgia se faz com anestesia local em adultos, ou anestesia geral em crianças (sedação), recebendo alta hospitalar no mesmo dia.



Quando é necessário a cirurgia ?



Ela é necessária quando ocorre : a) infecções frequentes do pênis e de urina; b) dor e dificuldade na micção; c) dor nas relações sexuais; d) presença de parafimose; e) o desejo do próprio paciente de corrigir o defeito estético.



Qual a melhor idade de realizar a cirurgia em crianças ?



A idade ideal seria aquela em que a criança passa a não usar mais a fralda, tendo portanto desenvolvido o controle completo da micção. A cirurgia mais precoce é reservada para os casos de graves infecções do pênis.

 


Gostou? compartilhe!: