Vasectomia

O que é a Vasectomia, Quais são os métodos de esterilização conhecidos, Qual é o melhor método anticoncepcional, Como é feita a Vasectomia, Como é a recuperação da cirurgia, A Vasectomia pode levar à impotência sexual, A Vasectomia é reversível ?


O que é a Vasectomia ?



Vasectomia é um método cirúrgico de esterilização masculina. Entendemos por esterilização, todo método que impede o casal de gerar filhos.



Quais são os métodos de esterilização conhecidos ?



Existem vários, principalmente para a mulher: a) pílulas anticoncepcionais,b) DIU, c) laqueadura tubária, d) diafragma vaginal, e) métodos naturais "tabelinha", f ) coito interrompido. Para o homem temos basicamente: o condom ( camisinha ), a vasectomia e ainda, em fase experimental, a "pílula anticoncepcional".



Qual é o melhor método anticoncepcional ?



Não existe o método ideal, sendo que qualquer um deles pode ser usado, baseando-se na decisão conjunta do casal com o auxílio do médico especialista, que orientará os riscos, benefícios e eficácia de cada método.



Como é feita a Vasectomia ?



Ela é uma pequena cirurgia ( usa-se anestesia local ), onde realiza-se a ressecção e ligadura do canal deferente ( pequeno canal que conduz os espermatozóides dos testículos para serem eliminados durante a ejaculação ).



Como é a recuperação da cirurgia ?



O paciente pode retornar para atividades (leves) no dia seguinte. Para as relações sexuais normais (sem o uso de métodos anticoncepcionais) deve-se aguardar aproximadamente um mês, porque ainda existem espermatozóides no canal deferente. É feito então um exame de contagem de espermatozóides (espermograma) , para se certificar da inexistência dos mesmos.





A Vasectomia pode levar à impotência sexual ?



Não, pois nessa cirurgia não envolve regiões anatômicas relacionadas com a potência sexual.



A Vasectomia é reversível ?



Sim, porém é uma cirurgia delicada ( micro-cirurgia ), com resultados parciais, que dependem dentre outros fatores, do tempo que foi realizada a vasectomia. Os melhores resultados são obtidos quando a reversão é feita nos primeiros anos após a realização da vasectomia.

A próstata é um orgão interno que só o homem possuiu; tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga. A bexiga é um orgão que armazena urina, e a uretra é o canal por onde a urina é eliminada. A próstata envolve a parte inicial da uretra.

 


Gostou? compartilhe!: